Sobre o WCMX

 

wcmx-1

Aaron " Wheelz " Fotheringham é um atleta WCMX 23 anos, de Las Vegas , Nevada. Aaron nasceu com espinha bífida , um defeito de nascimento da medula espinhal , o que resultou em ele não ter o uso de suas pernas e assim a necessidade do uso de cadeira de rodas para sua locomoção diária.

     O criador de um esporte futurista revolucionário e que inicialmente era chamado de HardCore Siting.  Aaron Wheelz foi o único cadeirante no mundo a descer a Mega Rampa e realizar o Back Flip e Front Flip, manobras com um grau de periculosidade extremo. Assim tornando um feito inacreditável, chegando a sua divulgação mundialmente e tomando conta das notas sociais em revistas e no Guiness Book, mais conhecido como livro dos recordes.

Em meados de 2006 / 2007 o vídeo de Aaron Wheelz já estava circulando no Youtube, a realização das manobras em uma pista de skate encanta a visão de duas pessoas de países distintos, no caso Brasil com o psicólogo esportivo Pablo Moya e nos USA com o atleta surfista profissional Christiaan Otter Bailey.

Os dois tiveram um entendimento do feito, como uma forma de pratica esportiva e reabilitação social, física e emocional.

Iniciaram um trabalho em meados de 2007, direcionado a pratica do esporte para todos, ministrando oficinas e palestras para crianças e publico em geral.

Hoje após 10 anos o esporte e uma realidade mundial, institutos já lecionam o WCMX como uma pratica esportiva para iniciantes e ate a busca do alto rendimento.

Em 2015 foi realizada o “I Campeonato Mundial de WCMX”, no Texas, onde o resultado foi inacreditável pela quantidade de praticantes e pelo nível a qual os atletas se apresentaram.

Após este campeonato, a modalidade WCMX esta sendo reconhecida mundialmente como uma pratica esportiva e reabilitação, empresas já visam produtos e equipamentos, desde cadeiras de rodas a Life Stile para o esporte.

A tendência a não mais brecar o crescimento da modalidade e a visão futura seria uma Olimpíadas junto ao Skate e o BMX.

wcmx-2
wcmx-3